Tel: +351 239 491 046 - Mail: geral@petfun.pt
PT EN


Treinar o patudo a vir até si

Quando chama o patudo, ensina-lo a vir até si é um dos comportamentos mais importantes e fundamentais para lhe ensinar desde o primeiro dia. Este processo de aprendizagem deve iniciar-se assim que o novo membro chega a casa. Em baixo descrevemos algumas dicas simplês para trabalhar este “comando”.

Escolha a recompensa adequada para o patudo. Descubra o que motiva o seu patudo e use-o como recompensa sempre que ele vier até si. A maioria dos cães são motivados por:
    Comida: deve usar algo que ele adoro: o biscoito especial, salsicha, como frango cozido, ou bife;
    Brinquedos: tente usar o brinquedo favorito do seu patudo mas só o deve tirar quando o chama. Muitas vezes um brinquedo novo pode ser muito atraente para um patudo;
    Atenção: certifique-se que faz uma festa sempre que o seu patudo vem até si. Deve dar-lhe muitos mimos e elogios!


Como ensinar seu patudo a vir até si:
1. Comece por praticar em zonas calmas, como dentro de casa ou no quintal, e em distâncias curtas.

2. Chame o patudo num tom animado, entusiasta, usando palavras ou frases. Quando o patudo vem deve agachar-se, ao nível dele, e “abraça-lo” enquanto lhe dá uma recompensa.

3. Caso o patudo viva com mais pessoas certifique-se que todos treinam da mesma forma positiva. A consistência comportamental, entre todos os membros da família, é fundamental!

Ultrapassando esta fase deve começar a trabalhar o patudo em ambientes de maior distração e em distâncias maiores.

Use uma trela maior:
Uma trela longa é uma trela que geralmente tem um comprimento de 4 a 10m. As trelas longas são úteis quando se trabalha o patudo em áreas não seguras, ou de maior distração, onde é mais fácil o patudo ignorá-lo. Se o seu patudo está distraído quando o chama pode puxar a trela devagar enquanto continua a chamá-lo. Certifique-se que o recompensa quando ele finalmente decide vir até si. Quando começar a trabalhar distância maiores deve escolher ambientes mais calmos, com poucas distrações.

Chamar um patudo tímido ou “medroso”
• Se o patudo é muito tímido, ou tem medo, pode agachar-se e virar-se para ele, chamando-o num to de voz calmo e suave (sentado no chão também pode ajudar).
• Quando o patudo começar a movimentar-se na sua direção pode ir atirando recompensas para o chão.
Vá trabalhando desta forma até poder começar a trabalhar distâncias maiores e ambientes mais agitados.

Dicas importantes:
• Reforço positivo sempre! Quando o patudo corresponde, recompense-o. Mesmo que esteja chateado ou frustrado, quando ele não vem, certifique-se que lhe dá a merecida recompensa quando corresponde.
• Agachando-se e chamando o patudo numa tom de voz mais alto pode ser mais estimulante para o patudo. Tente variações a esta abordagem, diferentes níveis de tom, frases, palavras, ao chamar o patudo.
• Se o seu patudo não vem imediatamente continue chamá-lo até que ele corresponda. Nunca avance ou poderá transformar o exercício num jogo do gato e do rato, numa perseguição entre si e o seu patudo

Ler mais Pet Fun Dicas
©2017 Pet Fun. Todos os direitos reservados. by fullscreen