Devemos lavar os dentes ao patudo?
Também os cães têm o direito de ter os dentes limpos e um hálito fresco! Para além do lado estético e agradável de ter uma boca bem limpa, a escovagem dos dentes do seu cão é também um bom método de prevenção de doenças orais!
Tal como connosco, a escovagem de dentes promove a eliminação da placa bacteriana presente nos dentes. Com o tempo, essa placa bacteriana pode vir a transformar-se em tártaro dentário, que não sai com a escovagem e deve ser eliminado pelo seu Médico-Veterinário.
Como lavar os dentes do seu cãopanheiro?
De início deve habituá-lo a essa manipulação com o seu dedo, para ele não ter medo de um gesto desconhecido. Pode depois passar a utilizar uma escova de dentes.
Não utilize uma pasta de dentes para uso humano! O marcado odor a mentol muitas vezes presente é incomodativo para o seu cão. Para além disso, as nossas pastas de dentes não são feitas pra serem abundantemente engolidas, como o seu cão fará. Utilize pastas de dentes específicas para cães, com um sabor agradável ao seu cãopanheiro e que ele poderá engolir sem riscos de problemas digestivos nem de intoxicações.
Quantas vezes lavar os dentes do seu cãopanheiro?
O ideal seria todos os dias... mas duas vezes por semana já é um bom princípio.
A partir de que idade lavar os dentes do seu cãopanheiro?
Desde o mais novo possível.
Como lavar os dentes do seu cãopanheiro?
Comece por habituar o seu cão à lavagem da parte exterior dos dentes, sem se esquecer de ir à parte mais profunda da boca, por fora, para lavar bem os últimos molares. Depois, pouco a pouco, habitue o seu cão a abrir a boca, podendo assim lavar também a parte interior dos dentes. Cuidado que o seu cão não está, provavelmente, habituado a manter a boca aberta por muito tempo... logo poderá ter tendência a ir mordiscando a escova de dentes... ou o seu dedo.
Não se esqueça de que se o seu cão já tiver tártaro deve ir com ele ao Médico-Veterinário, para o remover.
Voltar às Pet Fun Dicas
Fonte: Guiadocão